Logon

​​​​​​Matrícula 2014 - 1


 

O objetivo do Processo da Matrícula Informatizada é garantir aos alunos o acesso democrático ao​​ sistema, com igualdade, confiabilidade e qualidade no atendimento, para a solicitação da vaga e a confirmação da matrícula, com êxito, em uma unidade escolar da rede.
Neste processo são oferecidas vagas para TODAS AS MODALIDA​DES de ENSINO e SÉRIES 
Na operacionalização da Matrícula Informatizada deverão ser cumpridas as seguintes etapas:

Escolas com SIGE LOCAL, realizam as atividades no ambiente online.

​​​Reordenamento da Rede

O primeiro passo é o estudo rede para saber o que poderá ser ofertado para o ano letivo - Saiba mais clicando aqui
O segundo passo no reordenamento é a criação e liberação das turmas para serem cadastradas no SIGE.
Entenda melhor clicando nos links a seguir:

​- Renovação de Matrícula

A renovação da matrícula é uma etapa que acontece na Unidade Escolar de acordo com o cronograma da matrícula. A Unidade escolar deve notificar todos os alunos maiores de 18 anos e os responsáveis pelos menores, sobre a obrigatoriedade da renovação através do “Termo de Ciência de Renovação da Matrícula”.

 A renovação de matrículas das escolas com SIGE Local é realizado no próprio ambiente local. Depois de realziado os cadastros, a escola deve gerar o arquivo de manutenção e enviar para processamento. Nos periodos de efetivação, deve solicitar o arquivo texto de atualização do SIGE.

  • ​Termo de Renovação - o termo de renovação de matrícula é um documento disponível no SIGE para ​os alunos e responsáveis com a finalidade de informar à escolas quem fará a renovação de matrícula.
  • Renovação de Matrícula -  a renovação acontece para os alunos que são da casa e continuarão o curso. Uma das novidades da renovação é poder realiza-la com a situação dos alunos ainda cursando.

​- Ajuste de Renovação​

Ajuste de renovação é um espaço no período da matrícula reservado às unidades escolares para organizarem as matrículas dos alunos que estudam na casa e que já realizaram a renovação. Veja a seguir situações onde podemos usar o ajuste da renovação.

  • Alunos renovados ainda cursando que foram reprovados;
  • ​​Ou outros problemas durante a renovação da matrícula.

 

- Transferência Automática

​Transferência Automática é outro processo da matrícula onde podemos enviar alunos em bloco para outras unidades escolares. Desde que as escolas que estão enviando não ofereçam mais o curso que os alunos estudavam.

A T.A. será realizada no mesmo período por todas as instâncias que participam da matrícula no estado e no município. Para que as escolas passa fazer o cadastros dos alunos que serão transferidos os coordenadores de matrículas das Secretarais Regionais de Educação devem fazer o cadastro das autorizações na INTRANET no sistema SRM (Autorizar T.A).

Coordenador de Matrícula é o responsável pelo cadastro das autorizações de transferências.

  • Escolas Estaduais - as escolas do estado transferem seus alunos em bloco para outras escolas estaduais através do SIGE depois de autorizado no sistema SRM.
  • Escolas Municipais - as escolas municipais transferem seus alu​nos em bloco para outras escolas estaduais atavés do SIGE depois de autorizado no sistema SRM.
  • Escolas Municipais SEM SIGE - as escolas municipais que não utilizam o SIGE mas que optaram por participar do processo de matrícula informatizado, transferindo seus alunos em bloco para outras escolas do estado, realizam as atividades no site da matrícula www.matricula.go.gov.br em um espaço reservado para cadastro da TA municipal.

  • ​Veja mais informações e como fazer o cadastro da T.A - clique aqui.
Para que o município realiza a TA deve ser acordado com o coordenador regional de matrícula. Disponibilizamos um documento para registrar os pedido e o acordo.
  • Termo de Adesão e Compromisso para TA Municipal - clique aqui​.

 

- Transferência por Interesse Próprio​ - TIP

​​A ​​TIP é um meio que o aluno tem de pedir transferência para outra unidade escolar no período da matrícula. A TIP só acontece nesse períodos. O aluno quando solicita transferência por TIP concorre com outros candidatos a uma vaga na rede estadual. ​

 A TIP das escolas com SIGE Local é realizado no próprio ambiente locaL. Depois de realziado os cadastros, a escola deve gerar o arquivo de manutenção e enviar para processamento. Nos periodos de efetivação, deve solicitar o arquivo texto de atualização do SIGE.​​

  • ​Veja mais informações e como fazer o cadastro da T.I.P - clique aqui​.​

- Solicitação de Novos Alunos (Callcenter e Internet)

​​A solicitação de vagas na rede estadual para novos alunos acontece através do callcenter ou através da internet. Alunos que estão a mais de um ano afastado das atividades escolares, alunos que são de outras redes de ensino entre outros, participam do processo de solicitar vaga na rede estadual.

  • ​​Callcenter - 0800 645 6556
  • ​Internet - www.matricula.go.gov.br​

- Efetivação de Matrícula

​Depois do período de solicitação de vaga, o candidato que foi recebido por uma unidade escolar deve confirmar sua matrícula indo a unidade escolar, apresentar seus documentos pessoais e que comprovem escolaridade.​​

As unidades escolares que receberam alunos fazem a efetivação, ou seja a confirmação da matrícula de alunos vindo por meios de TA, TIP e Alunos Novos. 

Veja como realizar a efetivação no sistema clicando aqui​.

 

- Ajuste de Enturmação​

​Ajuste de enturmação é um período para as unidades escolares organizarem as matrículas (recebimento) dos alunos. Algumas ações como:

  • Mudar alunos de turmas;
  • Cancelar matrículas.
A escola deve obedecer o calendário do período de matrícula, veja o cronograma clique aqui​.​
Última modificação à(s) 18/09/2014 16:38 por Adoniran Dias Ribeiro Andrade
Classificação:
Categorias:
© 2013 Secretaria da Educação do Estado de Goiás. Todos os direitos reservados.